Que horas são?

sábado, janeiro 30, 2010

Realidade X Fantasia

Eu leio em jornais e vejo materias na TV dizendo que o índice de desemprego caiu, sinceramente não sei onde são colhidas estas informações. A realidade do dia a dia mostra que tudo isso é história pra boi dormir, em todo país existem milhares de desempregados e nos tempos de hoje, a maioria tem formação e poderiam exercer qualquer cargo. Morei no Rio de Janeiro a minha vida toda e ví o quanto estar desempregado é ruim pra um ser humano, não é só a questão financeira, que faz muita diferença, afinal de contas sem dinheiro não se come e não dá pra pagar o aluguel, mais tem ainda o lado emocional. Um pai, ou como se vê muito a mãe de família, fica desesperado vendo as contas chegarem, indo de porta em porta pedindo uma oportunidade e nada acontece.
Quando fui obrigada a vir morar aqui em Silva Jardim, imaginei que a nossa formação, minha e de meu marido poderiam nos ajudar, amarga ilusão, cidade pequena impera a lei do mais forte, se o politico da vez ou o empresário bem sucedido, quiser vc tem uma vaga onde bem entender, agora se por acaso nas eleições vc não torceu pro time certo, desista, mude de cidade, por que vc não irá conseguir nada. Ainda existem casos que mesmo seu time ganhando, vc fica na m... O que mais importa não é a contribuição que a sua experiência profissional pode dar para cidade, vale o quanto vc tem de amizade com as pessoas certas, o famoso QI(Quem Indica). É triste ver sua dispensa vazia, e como mulher, ver roupas na vitrine e não poder comprar. Por mais que eu tente entender por que as coisas funcionam assim, não consigo.
E pior fica quando alguem lhe dá uma experânça, o sufoco de implorar por uma vaga de trabalho torna-se uma romaria, a pessoa tem ir todo dia pra falar com o sujeito e fica as vezes dias, meses e ate anos, esperando que o fulano sinta pena e resolva dar uma vaga.
Infelizmente, não é só aqui que isso acontece, nas cidades grandes também é assim, vale a indicação. Só existe uma diferença, na cidade grande a humilhação é menor, por que as pessoas não te conhecem e não o veem mendigando uma vaga, já na cidade pequena todo mundo fica sabendo.
_Sabe fulana? Tá desesperada atrás do vereador Sicrano, coitada vai mofar na cadeira.
_E o pobre do seu Beltrano? Ficou meses ate que o Sicrano deu uma vaga pra ele de vigia, e olha que o homem é formado na faculdade, deve tá sofrendo muito, mais tem que se alimentar né.
Essas são as conversas que mais escuto nesta cidade, uma lamentável prova de que o poder nas mãos de gente ruim, massacra muito inocentes. E não estou me referindo a politicos somente, os empresários, comerciantes agem da mesma forma, usam a necessidade das pessoas pra aumentarem seus egos e exibirem pra quem quiser ver, o quanto poder tem. O que estou escrevendo pode ate ser deprimente, mais é a realidade minha e de muitos, e se eu não colocar isso pra fora, vou ficar como a maioria, indo na clinica pegar calmantes, pra suportar as amarguras de ser desempregado em cidade pequena. Bjsss, comentem e ate amanhã.

3 comentários:

Anônimo disse...

Márcia,infelizmente essa é uma triste e deprimente realidade.
Bjs!

Anônimo disse...

Olá Márcia,tem um presentinho para vc no meu blog,passa lá.

Leo disse...

realidade do brasil...
bjos


-

Um pequeno mundo - (Novo site de tirinhas)
Job, Lob e sua turma espera sua visita!
www.umpequenomundo.com/
Twitter: @umpequenomundo