Que horas são?

domingo, junho 27, 2010

Carência afetiva



O mundo moderno isolou os sentimentos, as pessoas estão carentes demais e é fácil ver como isso acontece lendo jornais. Há vários relatos de envolvimentos amorosos que surgiram depois de um bate papo virtual. Corações carentes que se consideram sem chance de encontrar a pessoa amada de maneira normal, ou conhecendo pessoalmente em bares, rodas de amigos ou andando na rua, hoje a busca esta sendo feita com a ajuda do teclado e do mouse. Sites de relacionamentos, como Orkut, Facebook e muitos outros por ai viraram a arma certa pra descobrir uma paixão, e mesmo com excessões, muita gente está quebrando a cara e encontrando psicopatas e interesseiros por detrás da tela do PC. Em muitas situações esses romances acabam em tragédia, como da médica paulista que foi assassinada por seu amante virtual gaúcho, ela acreditou nas doces palavras e surtou quando descobriu a verdade, o cara era casado a 13 anos e só queria dinheiro, no desespero ela perseguiu, ameaçou e num rompante desesperado ele tirou a vida dela com vária facadas, o romance virtual acabou num caixão.
Não sei bem, o que faz uma criatura chegar ao ponto de acreditar em palavras escritas de um desconhecido, do outro lado da tela. Nem mesmo os vários casos relatados e vistos na TV e jornal todo dia, deixa essas pessoas mais desconfiadas. O único motivo que posso achar para tudo isso, é a correria da vida moderna, fazendo com que seres humanos passem a agir como máquinas, não parando mais para apreciar tudo o que de bom realmente tem nesta vida, a tecnologia afastou as reuniões de amigos, as conversas cara a cara e isolou todos na frente de um PC ou de um celular. Hoje não vemos mais gente tentando entender gente, é mais fácil fazer a busca da solução dos nossos problemas, no Google.
Posso parecer antiga, mais na minha época achava namorado saindo pra Parques, praças, na escola e ate na vizinhança do bairro, era uma coisa sadia, com contato da natureza, com conversas olho no olho e a maior felicidade era pesquisar sobre a vida da futura paquera, tinha que saber o RG, tipo sanguíneo e todos os possível parentescos e antecedentes, era uma investigação policial levada muito a sério. Agora vc ver pessoas se unindo sem nem saber onde foi o último endereço do parceiro, não é mais interessante conhecer profundamente, com quem se dorme toda noite e acredito que no fundo ninguém quer mesmo saber, assim cria-se uma fantasia em torno do parceiro ideal e quando descobre-se ser uma ilusão, o surto e a tragédia é a única saída.
Não custa nada proteger o coração e pensar no velho ditado: "Se a esmola é muito grande, o santo desconfia". Bjsss, comentem e ate amanhã.

Um comentário:

Joseph disse...

Olá Marcia,

É verdade o que você diz, e eu tenho dificuldade em perceber a razão porque certas pessoas não têm cuidado quando "conhecem" alguém na Internet.

É claro que também há casos que resultam bem, mas é preciso ter bom senso.

As novas tecnologias são muito úteis e na Internet as Redes Sociais quando bem utilizadas têm imensas vantagens.

Como você disse, são pessoas com carência afectiva, mas eu acho que teclar com um desconhecido e marcar um encontro, é coisa que tem de ser muito bem ponderada.

Eu recentemente escrevi no meu blog um texto sobre este assunto, mas gostei muito de ler este que você escreveu. Está muito bom!

Abraços.